O Reiki é uma técnica criada no Japão que consiste na imposição de mãos para transferência de energia de uma pessoa para outra e acredita-se que desta forma é possível alinhar centros de energia do corpo, conhecidos como chakras, promovendo o equilíbrio energético, necessário para manter o bem-estar físico e mental.
Antes de realizar a sessão de Reiki, o terapeuta desta técnica, chamado de reikiano, fará uma limpeza energética no ambiente, para que seja assegurado um espírito e consciência de harmonia e amor. Durante as sessões o reikiano colocará as mãos sobre o corpo de uma pessoa com objetivo de mudar a oscilação ou vibração das energias e isto traz alguns benefícios comprovados como alívio de dores e redução de sintomas de ansiedade e estresse.
A prática de reiki é segura, não tem efeitos colaterais, e pode ser aceito por qualquer pessoa, independente de crença ou religião.
A realização do Reiki envolve a transferência de energia vital que faz com que o corpo fique em equilíbrio, gerando sensação de bem-estar, melhorando o humor e promovendo a saúde fisica. Neste tipo de terapia se usa técnicas de meditação e exercícios de respiração.
Beneficios do Reiki
Combate a insônia, alivia o estresse, diminui os sintomas de depressão, promovendo alivio e bem estar.
Reduz dores
O relaxamento produzido durante a prática do Reiki contribui para a diminuição das dores crônicas, como dor na coluna e na cabeça, pois é capaz de proporcionar alivio das tensões e fadiga muscular.
O reiki é indicado também como forma de relaxamento durante a gravidez, pois produz calma e alivia a tensão, proporcionando um parto tranquilo.
Principios Basicos do Reiki
- Hoje eu não vou me irritar;
- Não vou me preocupar;
- Serei grato
- Trabalharei com honestidade
- Serei amável e gentil.
Durante a sessão de reiki a pessoa é orientada a se concentrar e ter em mente estes cinco princípios com os olhos fechados, tentando compreender a causa dos problemas.
O método é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e também é aplicado no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, através do projeto de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que contempla outros tratamentos alternativos, como meditação, aromaterapia etc
Segundo a mestre reikiana Tetê Stocco, o Reiki é o uso da energia vital universal que está disponível a todos, porém, devido às "sujeiras" energéticas provocadas por pensamentos, sentimentos, atitudes negativas e alimentação sem vida (industrializados), nossos canais (chakras) são obstruídos. Assim, a energia não entra por inteira, limitando a capacidade de auto cura.
Reiki: como fazer uma sessão Normalmente, a sessão de Reiki pode ser realizada com a pessoa deitada ou sentada. O terapeuta irá aproximar suas mãos ou tocar um ponto-chave do corpo ligado aos sete chakras principais, fazendo a transmissão de energia, a fim de restabelecer o fluxo de energético.
Quem pode ser reikiano
Um dos fundamentos do Reiki é possibilitar o acesso a todas as pessoas. Todo ser vivo é portador da energia vital universal, por isso, todos conseguem iniciar o curso de Reiki.
Um mestre reikiano é aquele que estudou, se dedicou, praticou muito e atingiu o nível 3 do Reiki Tradicional. Ele possui um nível de conhecimento avançado da técnica. Portanto, ele pode ensinar e transmitir corretamente todos os ensinamentos sobre a técnica para outras pessoas.
Níveis de Reiki
De acordo com o Reiki Tradicional, aplicado pela Associação Brasileira de Reiki e pelas mestres Eliana e Tetê, existem três níveis do método:
1º nível - é o principal, em que a pessoa aprende as premissas do Reiki e aprende a ativar a energia vital universal em si e nos outros;
2º nível - com uma técnica mais avançada, o 2º nível permite aplicar o Reiki à distância e atingir as causas de todos os males;
3º nível - foca no autoconhecimento e dá o certificado de mestre em Reiki. O praticante do terceiro nível pode também aplicar o Reiki em multidões.
Fonte:site Tuasaude.com
Minhavida.com.br